Thursday, November 01, 2007

E por falar no Bob Dylan...

Vou aproveitar a dica do Rodrigo para o meu primeiro post no blog. Há algum tempo que gosto da música do Bob Dylan e foi com bastante agrado que vi o Rodrigo a dedicar algum do seu tempo e atenção a este excelente músico... epá, isto está a começar a parecer o blog do Pedro!! Espera aí que já mudo o tom!


Agora a sério, O Bob é dos músicos mais apreciados do mundo ocidental mas também um dos menos compreendidos. Isto porque normalmente as pessoas que conheço louvam o Bob pelas suas capacidade vocais e instrumentais... ora é precisamente isto que o Bob não sabe fazer, ou seja cantar e tocar guitarra. O que ele sabe é compor e escrever, e isso fá-lo como ninguém! É de tal forma bom que muito do rock e da música "pop" moderna não é nada mais do que as composições desse senhor revisitadas (desse e doutro ilustre incompreendido, o Neil Young). Para demonstrar isso mesmo, vou pôr aqui uma música de um senhor que a maior parte das pessoas associa a um estilo caótico e extremamente depressivo, que normalmente envolve saltar de alturas consideráveis para cima de uma multidão de adolescentes incontroláveis e gritos gargolianos nos refrões.



Sim, é mesmo verdade! É mesmo esse que vocês estão a pensar e arriscaria-me a dizer que este é o disco que ele sempre quis fazer mas que nunca teve coragem. Aliás, é por isso que a música dos Pearl Jam é tão única e conseguiu ao longo dos anos cativar tão grande legião de fãs. Mais do que uma banda de rock, é uma banda extremamente influenciada pela escola tão apelativa como a de Bob Dylan e afins. No entanto, não o fez de forma gratuita e foi preciso o Sean Penn chateá-lo para gravar uma banda sonora para finalmente ter a coragem de o fazer. Já agora aproveito para falar do filme que também é interessante. Ainda não o vi, mas a estória promete. De forma resumida, "Into the Wild" conta a estória de um rapazito de 20 e poucos anos nascido e criado numa família rica de Washington, que após acabado o curso tem uma crise de adolescência e decide ir à boleia para o Alaska viver daquilo que consegue apanhar, doando ou queimando pelo caminho todo o dinheiro que tinha poupado até então. É uma estória verídica baseada no best-seller de John Krakauer, que por sua vez nasceu deste ensaio do mesmo autor. Mas hei-de falar desta estória noutra altura, nomeadamente depois de ver o filme!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home