Saturday, September 08, 2007

Isto é relevante...

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Este é um passo interessante,principalmente depois do processo movido contra a google por suspeitas de dar prioridade a determinados sites no seu motor de busca. De facto, o conceito de algumas empresas pagarem para q os seus sites sejam mais rápidos e apareçam em primeiro lugar nos motores de busca não é novo. Só demonstra como a internet ganhou um poder de influência de opinião enorme. É um pouco como as "limpezas" das biografias dos políticos na wikipedia (de facto, acho q não há uma única biografia política na wikipédia q nao esteja marcada com uma qq controvérsia).

Apesar de ser uma questão essencial (a internet é na sua essência livre e equalitária) acho q o facto de o departament de justiça (influenciado, obviamente por potências económicas privadas) se estar a interessar pelo principio da neutralidade da internet (um conceito, ele próprio recente e estranho à internet no seu início) levanta uma outra questão talvez mais relevante. No fundo,toda a gente acredita naquilo q aparece na internet e usa-a como meio exclusivo de obtenção de informação e tomada de decisão. Não estará a sociedade a ficar demasiado viciada em internet, ao ponto de já nao questionar a informação q dela obtem? Um corolário natural será: nao estará a internet a seguir um processo evolutivo natural dos meios de comunicação em q deixa progressivamente de ser um veículo democrático de troca de informação para se tornar num instrumento económico? E finalmente, na nossa sociedade extremamente competitiva e neo-liberal, será a informação e sua comunicação um bem verdadeiramente livre, ou será ela um bem escasso e valioso, tanto ou mais como o ouro o foi em tempos?

Dependendo das respostas a estas perguntas, depende tb a gravidade desta deliberação do Departamento de justiça americano. Pode bem ser q esta deliberação seja nao só legítima, como essencial para a manutenção da nossa sociedade democrática!!!

2:07 PM  

Post a Comment

<< Home