Wednesday, November 07, 2007

Repressão Artística

Há uns dias, numa das minhas incursões relâmpago ao site do Público (o jornal), houve uma notícia que me chamou a atenção e que passo a descrever (eu tentei, mas não encontrei o link no site do Público; se alguém o encontrar por favor enviem-mo para incluir aqui). Resumindo, um artista costa-riquenho chamado Guillermo "Hababuc" Vargas decidiu apanhar um cão vadio que encontrou num bairro pobre de Managua e levou-o para uma exposição de arte nessa mesma cidade. Aí, prendeu o cão, escreveu na parede em biscoitos de cão "Eres lo que lees", queimou incenso com cheiro a crack e marijuana, e pôs o hino sandinista a tocar num rádio, ao mesmo tempo que deu ordens aos funcionários da exposição para não deixarem ninguém alimentar o cão. No dia seguinte, o cão já lá não estava, e tendo em conta que o mesmo estava visivelmente magro, algumas pessoas assumiram que o cão tinha morrido à fome. A notícia chegou aos ouvidos de algumas associações de defesa dos direitos dos animais, que reagiram circulando uma petição online para impedir que o artista responsável (o Hababuc) fosse representar o seu país natal na "Bienal Centroamericana Honduras 2008", que pelo que percebi é uma exposição internacional de arte.

Li a notícia, reflecti um bocado e voltei aos meus PCR's e géis de agarose convicto de que a situação era muito clara. Fiquei sinceramente espantado quando recebi um mail de uma amiga a pedir para assinar a tal petição (enviou para mim como pra os restantes endereços da agenda dela!). Fiquei espantado pelo simples facto de que essa minha amiga é estudante de arte e design no IADE. O que é que tem a haver uma coisa com a outra?! Passo a explicar:

Fiz uma investigação e tentar perceber um pouco melhor situação, e encontrei milhares de blogs, sites, campanhas online, petições, foruns de discussão, etc. que não passam de cópias exactas uns dos outros. O que se pode concluir é:

1. Ninguém tem uma única fotografia do cão morto. Na verdade, ninguém efectivamente viu o cão morto!!! O cão simplesmente estava lá num dia, e no outro já não estava. O próprio Hababuc não confirma nem desmente se o cão morreu, e diz apenas o seguinte:

"I won't say the dog died. The importance to me is the hypocracy of the people where an animal is the focus of attention where people come to see art but not when it's in the street starving to death."

A responsável da galeria diz que nunca permitiria que tal acontecesse, e garante que o cão era alimentado frequentemente, mas que fugiu durante a noite (vinha na notícia do público).

2. Os vários blogs de boicote exageram vários aspectos da estória. Por exemplo, uns dizem que o cão estava acorrentado. Vendo as fotos que estão disponíveis (são sempre as mesmas) vê-se claramente que o cão está preso por uma corda que parece ridiculamente frágil (não é por isso inverosímil q o cão tenha fugido). Outros dizem q o artista pagou a 2 miúdos para irem apanhar o cão... alguns referem que ele pagou a 10 miúdos para perseguirem, aterrorizarem, e capturarem o inocente cão.

3. Durante o tempo da exposição, ninguém foi capaz de libertar o cão ou alimentá-lo, mesmo apesar de ser bastante óbvio que era a coisa mais correcta a fazer. De certeza que seria fácil alguém comprar um hambúrguer e dá-lo ao cão, ou simplesmente chamar a polícia. O próprio autor escreveu no seu blog:

"The purpose of the work was not to cause any type of infliction on the poor, innocent creature, but rather to illustrate a point. In my home city of San Jose, Costa Rica, tens of thousands of stray dogs starve and die of illness each year in the streets and no one pays them a second thought. Now, if you publicly display one of these starving creatures, such as the case with Nativity, it creates a backlash that brings out a big of hypocrisy in all of us. Nativity was a very sick creature and would have died in the streets anyway"

Ou seja, afinal a intenção do artista era chamar a atenção para os milhares de animais que morrem à fome nas ruas, algo a q as associações q o criticam também são sensíveis. No entanto, a petição não pede mais acção para impedir q isso aconteça, não pede políticas de recolha de animais vadios mais humanas (nos países em q existem, os animais são colocados em jaulas minúsculas até serem adoptados por alguém; se isso não acontecer são abatidos), a petição nem sequer pede q sejam tomadas medidas para q o artista seja devidamente condenado por um crime de abuso de animais. A petição pede para q a carreira artística do mesmo seja travada e manchada.

Ora isto é censura artística. Isto é uma forma q certos falsos moralistas têm de impedir que um determinado formato de expressão artística seja executado. Se se comprovar q o cão efectivamente morreu, então concordo q o Hababuc abusou um bocado, e provavelmente deveria ser acusado de crime por abuso de animais. Agora impedi-lo de expressar o seu ponto de vista através de uma obra artística é censurar a arte em si, como forma de expressão livre. E o q me espantou nisto tudo foi q quem não só assinou a petição, como pediu a toda a gente q conhece para assinar também, foi uma estudante de arte e design!!! Lembrei-me logo do caso retratado aqui q é em muitos aspectos semelhante ao do Hababuc. Deixa aqui para os 3 (+1) leitores deste blog pensarem uma citação deste último senhor q referi (o bold fui eu q pus para evitar mal-entendidos):


Larry Flynt: Are you a religious man?
Stills Photographer: Yeah.
Larry Flynt: Okay, you believe that God created man?
Stills Photographer: Yeah.
Larry Flynt: God created wo-man?
Stills Photographer: Yeah.
Larry Flynt: Then surely the same God created her vagina. And, who are you to defy God?! Just shoot (photograph) her!

11 Comments:

Blogger leo said...

Outra vez aquilo a que levam os extremismos e o ver o mundo a preto e branco!
Ola Rodrigo, é bom rever-te! E ver que estás em forma ;)

1:06 PM  
Blogger Joana Mateus Guerra said...

http://expresso.clix.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/149040

8:10 PM  
Blogger Joana Mateus Guerra said...

Rodrigo, deixar morrer um cão à fome e à sede, por motivos artisticos, religiosos, ideológicos ou quaisquer que sejam é uma ideia de repugna qualquer um que tenha o minimo de sentimentos. Revê a tua posição e põe a mão na consciência.

8:13 PM  
Blogger RC said...

Reponha-se a justiça!

O post foi assinado pelo André!

Naturalmente, não tenho culpa que o meu amigo e colega de blog venha para aqui defender a chacina do canito. Eu próprio já assinei a petição e espero que o Bobi regresse são e salvo.

Deixa-me agora pôr a parvoíce de lado. Sem querer defender o André (o gajo é maior de idade e mais eloquente do que eu) ressalvo só:

"Se se comprovar q o cão efectivamente morreu, então concordo q o Hababuc abusou um bocado, e provavelmente deveria ser acusado de crime por abuso de animais."

Isto é ponto assente...e estamos todos de acordo.

Quanto à Jo que nos deixou esta peça...

"deixar morrer um cão à fome e à sede, por motivos artisticos, religiosos, ideológicos ou quaisquer que sejam é uma ideia de repugna"

Estou totalmente de acordo. Os animais não têm bem direitos nem deveres. Nós é que temos a obrigação de os tratar bem. Se não o fizermos colocamos em risco os nossos próprios preceitos. Daí à balbúrdia é um saltinho. A questão do sofrimento dos animais e da consciência que estes têm desse sofrimento dava pano para mangas. Assim de forma muito pragmática acho que a protecção dos aimais significa a protecção da nossa própria dignidade.

Deixa-me agora sublimar a discussão para fugir do concreto do caso.
O que eu salientava disto (mas o André depois diz de sua justiça) é a facilidade com que se fabricam factos.

Custa-me explicar sem exemplos. Talvez se consultarmos as "últimas" do Público ou de outro jornal do mesmo "estilo" seja possível perceber que uma grande percentagem daqueles factos não corresponde à realidade. Não quero dizer que sejam necessariamente mentira. Serão pelo menos exagerados.

Deve ser muito difícil medir a real importância de um assunto. Não sei como se mede o impacto que um determinado acontecimento tem para a espécie humana...mas se calhar um meio de informação (generalista) devia reflectir esse impacto.
Aquilo que se observa é um Carnaval de histórias que se vendem como outra coisa qualquer.

Bem...vamos lá acabar com esta filosofia de algibeira...termino apenas colocando as principais "últimas" do Público tais como as observo agora (08/11 22:41):

1.Afinal as lagostas sentem dor
2.Birmânia: Suu Kyi disposta a cooperar nas negociações com a Junta Militar
3.Chile: Cavaco Silva regozija-se por ouvir falar português junto ao Pacífico�
4.Chile: Chavez, cabeça de cartaz de cimeira paralela
5.Identificado gene que liga a amamentação a um QI mais elevado
6.Patrick já encontrou rapariga dos seus sonhos
7.Música do vídeo de alerta para o ataque na Finlândia do grupo KMFDM

Qualquer semelhança com a realidade dever ser pura coincidência.

Rodrigo

10:44 PM  
Blogger Moura said...

Olá Joana!

Fico verdadeiramente lisonjeado quando em confundem com pessoas genuinamente inteligentes, mas a verdade é q não foi o rodrigo o responsável por esta entrada, fui eu!

Antes de mais devo-te dizer q já pus a mão na minha consciência há mto tempo. De facto, como biólogo q sou tenho uma sensibilidade particular para tudo o q seja animal a sofrer ou em vias de extinção, principalmente se for mamífero, principalmente se for peludo, e principalmente se for pequenino. No entanto, o q eu acho interessante neste caso é q o artista atingiu o seu objectivo. Conseguiu efectivamente demonstrar a hipocrisia das pessoas q ignoram os animais q todos os dias morrem à fome nas ruas, mas q qd isso acontece numa galeria de arte todos estão de repente muito preocupados (realço novamente q nao há confirmação de q o cão morreu; a notícia do expresso diz q sim, mas é falso!). Mais hipócrita ainda, é as pessoas revoltarem-se contra ele q chama a atenção para o problema, e não contra a falta de mecanismos eficazes para evitar q isso continue a acontecer nas ruas das grandes cidades.

A propósito, vou-te mostrar outro exemplo:

http://www.thecosmicgift.com/images/blog/1994_pulitzer_prize_photo.jpg

Foi tirada por Kevin Drake no Sudão q viu esta menina sucumbir à fome a caminho de um centro de fornecimento de comida. Qual foi a reacção do fotógrafo? Tirou a foto, virou costas, voltou para casa e ganhou o prémio Pulitzer (ah, estava-me a esquecer, afugentou o abutre, q na minha condição de biólogo posso-te garantir q voltou à mma posição poucos minutos depois)! Mas tens razão, ele tb foi criticado por isso. Mas não é o único. Melhor exemplo é este:

http://achfoto.com.sapo.pt/hf_653_41_salgado-mali85.jpg

Novamente, o autor regressou à sua mansão no Brasil, publicou a foto e recebe o epíteto de génio. Quase parece q uma criança negra em África merece menos revolta e indignação do q um cão vadio em Manágua.

Bjinhos, e obrigado pela contribuição no blog! :)

11:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caro Moura,

percebo onde queres chegar com, por um lado, a liberdade artística e, por outro, a utilizacao da arte como intervencao. Tudo muito bem. Só que o perigo de raciocínios como

"Conseguiu efectivamente demonstrar a hipocrisia das pessoas q ignoram os animais q todos os dias morrem à fome nas ruas, mas q qd isso acontece numa galeria de arte todos estão de repente muito preocupados"

é o de nao olhar a meios para atingir fins.

1:12 AM  
Blogger Moura said...

Olá Leo,

Antes de mais nao percebo onde está o perigo. Por vezes os fins justificam os meios, outras não. O mundo não é a preto e branco (como tu mto bem dizes)!

De qq forma, a questão nunca foi se os fins justificam os meios neste caso, mas sim q a petição não representa uma forma de protesto contra o abuso dos direitos dos animais, mas sim uma forma discreta de repressão artística. De facto a mensagem não é tanto "Se mal-tratarem animais serão levado á justiça" mas mais "Se no âmbito da vossa expressão artística ferirem a sensibilidade de algum sector da sociedade, esse factor vai mover influências politico/sociais para vos estragar a carreira"!

Bjinhos!

7:06 PM  
Blogger RC said...

Se calhar devia ser:

...quando isso "supostamente" acontece numa galeria de arte todos estão de repente muito preocupados...

Este exercício de arte tal como outra coisa qualquer tem limites perfeitamente identificáveis...o limite da dignidade ou o limite da Lei.

Outra coisa é a manipulação de informação...os cães de guarda espumam de tal forma por um escândalo que mesmo com fumo sem fogo se precipitam imediatamente.

Nesta linha de artistas que trocam as voltas aos media (espero sinceramente que tenha sido o caso) admiro muito o Javier Nuñez Gasco...não conheço nenhuma página oficial mas encorajo-vos a googlá-lo. Costuma vir a Portugal várias vezes e ultimamente tem fabricado várias histórias fictícias que "vende" depois a ávidos jornais e cadeias de televisão.

7:14 PM  
Blogger RC said...

Já agora...

Para obter um .pdf com o portfólio completo do Javier basta mandar um email para rodrigocruz arroba gmail ponto com

7:20 PM  
Blogger leo said...

Ola Moura,

os artistas sao tanto mais interessantes, quanto mais rompem com o que é aceite. Mesmo que isso choque. Lembro-me de Schiele e das suas pinturas de criancas sexuadas. Schiele foi acusado de pedofilia, nao sei se chegou a ser preso. Tantos anos depois, Schiele é exposto nos maiores museus.(O poder de criar uma impressao, o poder de nos pôr a pensar e a discutir isto, poderia ser uma definicao de arte?)

Ou seja, eu concordo contigo... mas ao mesmo tempo a ideia de usar um cao para atingir os seus fins (sejam eles quais forem!) repugna-me. E, pensando no que disse o Rodrigo, isto parece um bocado uma manobra de marketing do artista. E entao, se esse for o fim, ainda é mais repugnante e menos digno.

11:14 AM  
Anonymous Anonymous said...

Bonjour, questoesirrelevantes.blogspot.com!
[url=http://viagrasinreceta.fora.pl/ ]comprar viagra en espana[/url] [url=http://farmaciaviagra.fora.pl/ ]comprar viagra en espana[/url] [url=http://viagrafarmacia.fora.pl/ ]venta de viagra online[/url] [url=http://medicoviagra.fora.pl/ ]venta de viagra online[/url] [url=http://viagrabarata.fora.pl/ ]comprar viagra [/url] [url=http://esviagraonline.fora.pl/ ]vendo viagra online[/url]

9:51 PM  

Post a Comment

<< Home